Análise Tática: Envolvente, Fluminense goleia Corinthians no Brasileirão

Compartilhe

Não há outro modo de dizer, o Fluminense botou o Corinthians na roda, na tarde do último sábado (02), no Maracanã. A goleada por 4 a 0 sobre os reservas do vice-líder do Brasileirão teve a cara do time desde que Fernando Diniz assumiu o comando: toques curtos, muita movimentação e conclusões de dentro da área.

Com 10 desfalques e preocupado com o jogo das oitavas-de-final da Libertadores, o alvinegro viajou para o Rio com um time praticamente reserva. Mesmo assim, o time do Parque São Jorge começou assustando. Em um rápido contra-ataque, Junior Moraes obrigou Fabio a intervir. A única defesa do goleiro tricolor no jogo.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Contra-ataque do Corinthians contra o Fluminense
Por atuar em bloco, o Flu fica sujeito principalmente a contra-ataques rápidos. Após uma tomada de decisão errada de Arias no meio-campo, o Corinthians teve sua chance. No primeiro momento, Manoel cortou a bola antes de Guilherme Biro dominar. Mas a bola sobrou nos pés de Junior Moraes (Foto: Reprodução/ge)

No primeiro jogo sem Luiz Henrique, Fernando Diniz escalou o jovem Matheus Martins na ponta direita. Foi por este lado, aliás, que o Tricolor atacou mais na primeira etapa.

Neste sentido, a atuação de Jhon Arias merece destaque. Com Caio Paulista dando amplitude pela esquerda, o jogador da Seleção Colombiana fica livre em campo. A aproximação a Paulo Henrique Ganso, Matheus Martins e Samuel Xavier na direita garantiu a superioridade númerica no setor. Em jogada — a cara do Dinizismo — o Flu quase abriu o placar, mas Cano chegou atrasado.

Mais tímido que nos últimos jogos, Caio Paulista também merece destaque. O atacante tem se mostrado cada vez mais confortável na lateral-esquerda.

Caio Paulista em lance de perigo do Fluminense sobre o Corinthians
Por ser atacante de origem, o camisa 70 tem facilidade em atacar os espaços. Neste lance, quase marcou em um chute cruzado (Foto: Reprodução/ge)

Apesar de envolver, gols só na bola parada na primeira etapa

Durante todo o primeiro tempo, o Fluminense trocou passes e, em muitas oportunidades, abriu a defesa do Corinthians. Tanto que, de acordo com dados do SofaScore, terminou com 65% de posse bola e 323 passes trocados contra apenas 170 dos corintianos.

Contudo, os gols vieram de outro ponto forte na temporada: a bola parada. Quatro dos últimos sete marcados pelo Tricolor tiveram origem a partir de lances de escanteio ou falta.

No primeiro, Arias cobrou o corner e Manoel subiu mais que a zaga para marcar o terceiro gol em três jogos. O camisa 26 não marcava em três jogos consecutivos desde 2013, enquanto ainda vestia a camisa do Athletico.

Manoel comemorando o gol contra o Corinthians
Lukaku tricolor comemorando o gol contra o Corinthians. O zagueiro-artilheiro chegou a cinco na temporada, igualando os anos de 2013 pelo Furacão e 2020 pelo Cruzeiro (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Já no segundo, Arias cobrou falta na medida e Cano — bem posicionado — completou para as redes. Quinta assistência do colombiano para o argentino em 2022. Com os dois passes para gol, Arias superou Luiz Henrique e agora lidera o ranking na temporada.

O Flu ainda marcaria mais um com Matheus Martins em mais jogada envolvente. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento corretamente.

Fluminense recua e mata Corinthians no contra-ataque no segundo tempo

Com a vantagem no placar, o Flu diminuiu a marcação-pressão na segunda etapa. Em contrapartida, o Corinthians colocou alguns considerados titulares em campo como Fábio Santos, Giuliano e Roger Guedes.

Mas, mesmo assim, o Fluminense continuou a envolver o adversário. Em uma rápida saída, Matheus Martins encontrou Samuel Xavier na direita, que rolou para Cano — de primeira — marcar o 25º gol em 2022. Superando o melhor ano desde que chegou ao Brasil.

Início da jogada do terceiro gol contra o Corinthians
Por isso o Fluminense sai jogando desde o campo de defesa. Quando consegue quebrar a primeira linha de marcação, os jogadores do Flu tem bastante espaço para atacar. Caio Paulista achou Matheus Martins, que por sua vez inverteu em Samuel Xavier, e o lateral-direito encontrou Cano na área (Foto: Reprodução/ge)

Por fim, ainda houve tempo para emoção. Fred aproveitou o cruzamento de Matheus Martins e marcou o gol de número 199 com a camisa tricolor.

Fred na jogada do quarto gol do Fluminense sobre o Corinthians
O torcedor tricolor tem que aproveitar enquanto ainda pode ver a inteligência de Fred. No lance do quarto, o camisa 9 se posicionou atrás para receber e finalizar de primeira da mesma forma que anotou muito dos gols com a camisa tricolor em seu auge (Foto: Reprodução/ge)

Com o resultado, o Fluminense se mantém em sexto, com 24 pontos, mas só a dois do Corinthians, quarto colocado. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (09) diante do Ceará em partida que marca a despedida de Fred. Enquanto o Corinthians enfrenta o Flamengo no próximo domingo (10).

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.