Mais participativo, Samuel Xavier cresce de produção com Fernando Diniz

Compartilhe

Hoje titular absoluto no time de Fernando Diniz, o lateral Samuel Xavier vive a melhor fase, em números, no Fluminense. Desde que o treinador assumiu o comando, o camisa 2 marcou um gol e contribuiu com duas assistências no Campeonato Brasileiro.

Na goleada sobre o Corinthians, no último sábado (02), Samuel deu o passe para o segundo gol de Cano. A segunda assistência no Brasileirão e a terceira em 24 jogos na temporada 2022 — as outras foram contra o Oriente Petrolero e o Atlético-MG. Para comparar, no ano passado, o ex-jogador do Ceará deu um único passe para gol em 45 partida. Já a melhor temporada, de acordo com dados do Ogol, foi a 2020, quando balançou as redes três vezes e deu sete passes para gol enquanto vestia a camisa do Vozão.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Hoje, com duas assistências,  Samuel Xavier está empatado com Caio Paulista no Brasileirão. A dupla fica atrás só de Jhon Arias, que tem três pelo Flu na competição.

Samuel Xavier se tornou titular no time comandado por Fernando Diniz
Samuel Xavier na partida contra o Corinthians. Lateral entrou como titular em 12 dos 16 jogos sob o comando de Fernando Diniz (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Além disso, o camisa 2 tem se mostrado mais participativo em campo. Sobretudo na atual sequência de quatro vitórias consecutivas do Tricolor. Contando as partidas contra Avaí, Cruzeiro, Botafogo e Corinthians, o lateral deu 80 toques, em média, por jogo. Ficando atrás só dos meio-campistas Nonato (142), Ganso (122) e André (110).

O número de passes certos também aumentou. No Campeonato Carioca, de acordo com dados do Footstats, o lateral tinha uma média de 28,5 por jogo. Enquanto que, com Diniz, a média subiu para 34,8 com um aproveitamento de 87,7%, segundo números do SofaScore.

Com o atual treinador, lateral tem apoiado mais o ataque

Mapa de calor de Samuel Xavier no Brasileirão
O mapa de calor mostra como Samuel Xavier tem tocado na bola em todos as regiões do campo ali pelo lado direito. Lateral também ajudado constamente na saída de bola e de vez em quando aparece dentro da área (Foto: Reprodução/SofaScore)

Ora pela direira, ora aparecendo pelo meio como elemento-surpresa, Samuel Xavier tem virado uma peça importante também no ataque. Contra o Galo, o lateral apareceu dentro da área para marcar — de cabeça — o primeiro gol com a camisa tricolor.

Samuel Xavier comemorando o gol contra o Atlético-MG (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

E o camisa 2 ainda teve outras chances de balançar as redes, mas carimbou a trave por incríveis três vezes na partida contra o Avaí. Ainda de acordo com o Footstats, o lateral não efetuou uma finalização sequer nos oito jogos que disputou pelo Cariocão. Mas, com o atual treinador, Samuel Xavier tem uma média de 1,25 finalização por jogo.

Vale destacar que — antes de Samuel se firmar — Diniz já havia testado o volante Yago Felipe e o atacante Caio Paulista pela direita.

Fernando Diniz tirou Samuel Xavier do meio e o colocou na lateral direita

Um dos fatores que explica o crescimento do camisa 2 é porque Samuel Xavier e Fernando Diniz se conhecem de longa data. Os dois trabalharam juntos no Paulista de Jundiaí em 2011, quando o hoje titular do Flu estava começando a carreira.

Recentemente, o treinador contou que influenciou na mudança do então jovem meio-campista para a lateral-direita, assim como fez com Caio Henrique — na primeira passagem, em 2019 — e tem feito com Caio Paulista na esquerda.

“O Samuel, desde que eu cheguei aqui, tem jogado muito bem. É um jogador que eu conheço, já trabalhei com ele no início da carreira dele e da minha, no Jundiaí, em 2010. Ele jogava mais por dentro, eu acabei colocando ele de lateral. É um jogador que eu acompanho, tenho um carinho muito grande, ele tem uma trajetória muito bonita dentro do futebol. É muito bom reencontrá-lo aqui e desfrutar junto dele desse momento positivo que ele está vivendo”, revelou após a vitória sobre o Atlético-MG.

Atuando como lateral-direito, o jogador passou por Guarani, São Caetano, Ceará, Sport e Atlético-MG e Ceará de novo até que, em 2021, chegou sem custos ao Fluminense. Até o momento, Samuel Xavier — que em Fevereiro, renovou o contrato até o fim de 2023 — disputou 69 partidas pelo Tricolor, com um gol e quatro assistências.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

One thought on “Mais participativo, Samuel Xavier cresce de produção com Fernando Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.