SOB A LUZ DO REFLETOR – Antes Tarde Do Que Nunca

Compartilhe

Enfim chegaram os reforços que a torcida aguardava ansiosamente. Na semana derradeira, na cara da Libertadores, o Fluminense anunciou 5 reforços: David Braz, Manoel, Bobadilla, Abel Hernandez e Cazares. Uma lista de atletas com uma importante semelhança entre eles: Experiência, na maioria dos casos, internacional.

Podem não ter sido aqueles reforços dos sonhos, mas acredito que foi melhor do que muitos torcedores esperavam, até pela demora na concretização das contratações. É óbvio que o clube não começou a se mexer nessa semana, principalmente na segunda-feira, quando já estavam na mídia todas essas contratações. Ninguém contrata jogador do dia para noite, mas que houve uma demora excessiva, isso tenho certeza. Tanto que dificilmente esses atletas poderão estrear na quinta que vem, contra o River. Primeiro porque disputarão as vagas pois nenhum deles são daqueles….Titulares com certeza. Segundo porque terão muito pouco tempo de treinamento para entrosamento com o elenco e entendimento do sistema de jogo praticado.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

O fato é que encorpam o elenco de forma que deixam os torcedores mais tranquilos quanto a série de competições que o Flu vai disputar esse ano, além da experiência, como citado, que trazem a um grupo que tem uma boa quantidade de atletas novos e da base, com zero competições internacionais. David Braz atuou anos no Grêmio, figurinha certa na Libertadores (esse ano rodou já). Manoel já jogou Libertadores, mas sua experiência é de títulos nacionais pelo Cruzeiro, zagueiro forte e rápido que lembra o estilo do Lucas Claro. Muito boa contratação para compor nossa zaga nos desfalques que virão. Bobadilla, obviamente, tem experiência sul americana, tendo passado por diversos clubes do continente, e experiência europeia importante na Alemanha. Jogador interessante, mesmo com seus 33 anos, pode ajudar muito. Abel Hernandez segue o mesmo caminho. Muita experiência internacional, mas esse eu penso ser mais trombador do que o Bobadilla, vamos ver. Sinceramente achei desnecessária a contratação dos dois, tendo o Fred com dono da camisa nº 9, mas já que veio vamos torcer para arrebentar.

Cazares é a esperança. Sim, jogador difícil de achar no mercado, o famoso nº 10. Brasileiro então está quase impossível de encontrar um para essa função. Cazares traz na bagagem a sombra de ter problemas fora de campo. Com todo respeito, isso é fácil resolver, difícil é fazer jogador ruim, santinho,  jogar bola. O cara sabe jogar e bem. Então a comissão técnica precisa dar uma investida nele, cuidando bem das questões extra campo porque a qualidade técnica merece. Se vai ser titular ou não, vai depender da sua forma física e disposição do Roger em barrar o nenê, ou achar forma de jogar com os dois sem perder pegada e velocidade na frente. É bem pago para isso. Chamado problema bom, mas não pode ficar a mercê do veterano.

Fora a ilusão da maioria, acredito ser muito difícil a inserção de algum reforço na quinta, a não ser o Wellington. Esse já está a mais tempo contratado, vem treinando, jogando e mostrou que pode ajudar muito na marcação, principalmente nos jogos pegados da Liberta. Então o provável time não deve ter nenhuma surpresa, tendo uma vaga para Wellington, Yago ou LH (kayke). Se o Roger quiser entrar com calma, entendendo primeiro o time do River, sem se arriscar…ele barra um dos garotos da frente. Senão, ele vai escolher entre Wellington e Yago para compor com Martinelli a dupla de volantes.

Eu não mexeria no time que acabou o ano, com a exceção óbvia do kayke no lugar do Lucca: M. Felipe, Calegari, Nino, Lucas Claro, Egídio; Martinelli, Yago, Nenê, Lh, Kayke e Fred. Tendo as boas opções para segundo tempo: Gabriel Teixeira, JK, Wellington, Cazares, Bobadilla (se chegar em forma) e Abel Hernandez. Isso para estreia, com tempo acredito que o Cazares vai se tornar titular absoluto e aí o Roger vai ter que se virar.

Pausa para o jogo com Botafogo, que pode garantir vaga antecipada para as semi do carioca, gerando mais oportunidades de descanso e testes para entrosar os contratados. Vitória importante.

Quinta-feira é o dia de vestir o manto e fazer nossa festa (sem aglomeração), estreando com pé direito contra um dos maiores times do continente. Para cima deles Flusão!

Toque Curto:

  • Boas contratações. Diretoria mandou bem em manter em segredo as mesmas, mas demorou muito na concretização. Agora resta torcer que cheguem somando, dentro e fora de campo, pois encontram um time unido com excelente ambiente.
  • Resumo da ópera: 2 zagueiros para compor elenco e ter uma zaga reserva digna, 2 atacantes para substituir o Fred, tendo o Bobadilla chances maiores de surpreender, e um meia que vem para ser titular, basta segurar a onda fora de campo.
  • Com a subida óbvia de bons jogadores da base o caminho do Flu é esse mesmo: Mesclar experiência com essa juventude. Eu acrescento: Se livrando de peças inúteis que não estão somando nada para evolução do time,  como Lucca, Caio Paulista, Hudson, Frazan…..Os veteranos Nenê , Fred e Egídio + os contratados, mesclando com a molecada da base, Lucas Claro, Nino e Yago. Dá para fechar o elenco dessa forma.
  • Falando de Egídio, o lateral alterna bons e maus jogos. Acho válido um investimento nessa posição com Egídio ajudando no elenco.

SDT


Compartilhe

One thought on “SOB A LUZ DO REFLETOR – Antes Tarde Do Que Nunca

  • 16/04/2021 em 17:09
    Permalink

    Excelente texto! Concordo com tudo q está escrito. Uma encorpada no elenco era extremamente necessária e acredito que essas contratações vão cumprir bem com a função. A questão do timing para mim foi o principal problema. Com esse planejamento de contratações o time possivelmente só vai encaixar durante o meio da fase de grupos, oq pode nos custar caro. Sem contar que o fato de só trazer o Cazares para o time titular deve ser justamente por esse desespero que bateu com o erro de planejamento. Mas de fato é melhor um pássaro na mão do que dos voando. Agora passamos para o desafio da gestão de grupo que ficou inchado com esses reforços. O que tenho medo é que não tenho visto na diretoria e comissão técnica a coragem e vontade necessária pra fazer a barca que vc listou (adicionaria o Ganso). Esse seria um erro terrível, ja que estaríamos com a folha exageradamente alta e ainda com prejuízo técnico, já que os mesmos andam tirando espaço dos garotos. Resta nos torcer para dar td certo, mas é importante estarmos sempre criticos aos nossos problemas para minimizar e reconhecer os erros. Só assim iremos evoluir para sair desse ciclo interminável de crise financeira e falta de competitividade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.