Titular, Caio Paulista se firma como lateral-esquerdo no Fluminense

Compartilhe

No domingo (26), Caio Paulista atuou mais uma vez como lateral-esquerdo durante a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo. Este foi o terceiro jogo consecutivo  que o atacante entrou improvisado — o quarto desde que Diniz assumiu. E, no Clássico Vovô, o camisa 70 acabou premiado com uma assistência para o golaço de Manoel.

Como lateral-esquerdo, Caio Paulista ficou responsável principalmente por dar amplitude, como mostra o mapa de calor do atleta.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Mapa de calor de Caio Paulista como lateral-esquerdo contra o Botafogo
Caio Paulista jogou de forma ofensiva pelo lado esquerdo (Foto: Reprodução/SofaScore)

Sem o jogador, provavelmente Jhon Arias teria que atuar aberto. Já com Caio ali, o colombiano — eleito o melhor em campo — ganha mais liberdade, podendo flutuar entre as linhas e se aproximar de Cano no ataque.

O camisa 70, que já havia se destacado defensivamente em 2021, também teve uma atuação segura na defesa. No clássico, por exemplo, contribuiu com dois desarmes e uma interceptação, de acordo com dados do SofaScore. Além disso, ganhou metade dos oito duelos pelo chão e um duelo no alto.

O próprio técnico Fernando Diniz já havia elogiado Caio Paulista logo após a vitória sobre o Avaí.

“É um jogador que tem bastante força. Não comprometeu em nada defensivamente e foi muito positivo no ataque. É um jogador que às vezes eu acho subestimado. Tem muito potencial e eu acho que é mais uma possibilidade para carreira de Caio”, disse Diniz antes de afirmar que o jogador ainda pode voltar a atuar no ataque.

Paulista é o segundo Caio improvisado por Diniz como lateral-esquerdo

Caio Paulista já tinha atuado como lateral-esquerdo contra o Cruzeiro

    Contra o Cruzeiro, Caio Paulista já havia contribuído com dois passes-chave, ou seja, passes que terminaram em assistência ou finalização (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

O atual camisa 70 não é o primeiro lateral-esquerdo “descoberto” por Fernando Diniz no Fluminense. Em sua primeira passagem, o treinador encontrou ali um lugar para o volante Caio Henrique.

E o jogador se adaptou tão bem que passou a exercer a função no Mônaco, da França, no Grêmio e chegou a ser convocado para alguns amistosos da Seleção Olímpica do Brasil. O jogador, aliás, terminou a temporada 2021/2022 como um dos laterais brasileiros com mais assistências no futebol europeu.

Por enquanto, o crescimento de Caio Paulista como lateral-esquerdo resolve um problema do Flu em 2022. Marlon, que se despediu recentemente, havia terminado 2021 como titular. O clube também investiu na contratação de Cris Silva do Sheriff, da Moldávia, e trouxe o equatoriano Mario Pineida, do Barcelona Guayaquil. No entanto, os três alternaram entre bons e maus momentos na temporada.

Caio Paulista soma, em 2022, um gol e duas assistências em 24 jogos.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

One thought on “Titular, Caio Paulista se firma como lateral-esquerdo no Fluminense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.