Vice-artilheiro do Flu no Brasileirão, Manoel vive a temporada com mais gols na carreira

Compartilhe

Ao marcar o gol de empate contra o São Paulo, o zagueiro-artilheiro Manoel chegou a três gols no Campeonato Brasileiro. Assim, o defensor superou o meia Ganso e os atacantes Luiz Henrique e Matheus Martins e virou vice-artilheiro do Flu na competição. Além disso, com seis gols, o camisa 26 superou os anos de 2013, pelo Athletico Paranaense, e de 2020, pelo Cruzeiro, quando anotou cinco.

No Brasileirão, Manoel fica atrás só de Germán Cano, com 10 gols. E, contando toda a temporada, fica atrás do argentino, com 26, e do colombiano Jhon Arias, com nove. Mas ainda está à frente de jogadores do ataque como os já citados Matheus Martins e Luiz Henrique (com cinco) e de Paulo Henrique Ganso (com quatro), que fecham o top5. Enquanto que, entre os jogadores da mesma posição, o camisa 26 está bem à frente de David Braz e Luccas Claro, com um gol cada.

Você conhece nosso canal no YoutubeClique e se inscreva! Siga também no Instagram

Titular em 13 das 19 partidas sob o comando de Fernando Diniz, Manoel marcou cinco vezes desde que o treinador assumiu, sendo quatro nos últimos seis jogos. O zagueiro — que não havia marca nas vitória sobre o Ceará e no jogo de volta contra o Cruzeiro — chegou a brincar com a situação logo após partida. “Os caras estavam até brincando: ‘Está em crise, dois jogos sem fazer gol'”, comentou Manoel logo após o jogo contra o São Paulo.

Manoel comemorando um dos seis gols da temporada pelo Fluminense
Manoel recebeu o apelido de Lukaku por causa da semelhança física com o centroavante belga, mas também poderia ser pelos gols (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Com gols decisivos, Manoel vive a temporada mais artilheira da carreira

Difícil dimensionar a importância de um gol para uma partida de futebol específica. Um gol que abre o placar, por exemplo, pode facilitar a vida de um time, uma vez que o adversário geralmente muda a postura. Um gol que fecha o placar, por outro lado, define um empate ou uma vitória.

Dois dos gols do zagueiro abriram o placar. No jogo de ida contra o Cruzeiro e contra o Corinthians, Manoel abriu o caminho para as vitórias. Já diante do São Paulo, o gol do defensor manteve a invencibilidade de seis jogos do Tricolor no Brasileirão. Manoel ainda marcou um golaço que decidiu o Clássico Vovô contra o Botafogo.

Com seis gols em 26 jogos — Manoel também balançou as redes contra o Volta Redonda e contra o Oriente Petrolero —, o zagueiro superou uma de sua melhores temporadas, mas com menos partidas. Pelo Furacão, em 2013, o defensor marcou cinco em 47 jogos. Já pelo Cruzeiro, em 2020, no entanto, foram cinco em 26 presenças.

Além disso, o camisa 26 ainda contribuiu com duas assistências para o artilheiro Germán Cano — contra Audax na segunda rodada do Campeonato Carioca e no clássico contra o Flamengo, já pelo Brasileirão.

No início do ano, a diretoria chegou a recusar quatro propostas pelo zagueiro. Ao todo, Manoel balançou as redes oito vezes em 50 jogos com a camisa do Fluminense.

ST


Compartilhe

Lucas Meireles

Jornalista formado pela UFRRJ, apaixonado por esportes e pelas boas histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.